Top Frameworks PHP

Qual usar? O mais seguro, o mais leve, o mais fácil, o mais completo, etc. São essas as dúvidas que podem surgir na hora de escolher entre qual framework adotar para sua empresa ou projeto pessoal. As opções hoje são muitas, e escolher um bom framework PHP pode ajudá-lo a desenvolver aplicativos complexos em RIA, com uma abordagem orientada para as melhores práticas e poupar muito tempo reutilizando trechos de código que estão lá prontinhos e disponíveis para você. Há uma série de frameworks PHP bem interessantes, e qual escolher é realmente uma decisão pessoal. Atualmente existem diversos frameworks com diferentes abordagens e cada um deles podendo se enquadrar melhor em um contexto especifico. Abaixo descrevo alguns dos “melhores” frameworks disponíveis hoje. É quase uma certeza que na lista abaixo um ou mais deles vão atender às suas necessidades. Experimente diferentes deles até encontrar aquele que você sente mais confortável e que possa atender às suas necessidades de forma eficiente.

1 – CodeIgniter

CodeIgniter é um poderoso e de alto desempenho framework PHP que ajuda você a criar rapidamente aplicações WEB. CodeIgniter é conhecido por ser leve, além de ter um bom manual on-line, e um par de vídeo tutoriais bem úteis bem como um fórum de usuários bem ativo.

Características:

Última versão 2.1.0
PHP4 – sim
PHP5 – sim
MVC – sim
Multiple DB – sim
DB Objects – sim
Templates – sim
Caching – sim
Validação – sim
Custo Free

2 – Kohana PHP

Kohana utiliza o padrão MVC e destina-se a trabalhar apenas com PHP 5. O que torna Kohana popular entre muitos desenvolvedores é o fato dele ser super leve e de não ter dependências de extensões PECL ou bibliotecas PEAR. Grande, bibliotecas monolítico são evitados em favor de soluções otimizadas.

3 – CakePHP

CakePHP deve ser o framework PHP mais popular atualmente. Também usa o padrão MVC. CakePHP é um pouco mais pesado do que CodeIgniter e Kohana mas ele tem suas vantagens: Tem muita documentação que o torna divertido e fácil de entender, uma interessante coleção de classes auxiliares desenvolvidas pela comunidade, e com uma bem estudada e estruturada abordagem sobre como usa-las.

4 – Symfony

Symfony é um framework que fornece uma arquitetura, componentes e ferramentas para os desenvolvedores construirem aplicações web complexas. Ele usa a maioria das melhores práticas de desenvolvimento web e integra grandes bibliotecas de terceiros. Symfony é um pouco mais difícil de usar do que o CakePHP e CodeIgniter, exigindo a utilização de linha de comando para executar comandos de configuração e para criar aplicativos. É embalado com características poderosas, tem uma boa documentação, e está em constante atualização, graças à sua ativa e útil comunidade.

5 – Zend

Zend Framework é um framework extremamente poderoso, com uma curva de aprendizado um pouco maior do que os anteriores. Desenvolvido pela Zend Technologies, Zend Framework está licenciado sob a licença New BSD license. Estendendo a arte e espírito do PHP, Zend Framework é baseado na simplicidade, orientado a objeto, boas práticas de desenvolvimento, licenciamento corporativo amigável e uma ágil base de códigos testados rigorosamente. Zend Framework é focado na construção segura, confiável e de modernas aplicações Web 2.0.

6 – Yii Framework

O Yii é um framework PHP de alta performance e puramente orientada a objeto. Tudo em Yii é um componente independente que pode ser configurado, reutilizado ou estendido facilmente. Uma solução ótima para o desenvolvimento de aplicações Web de grande escala. Além de ser bem projetado, com uma arquitetura bem definida, uso de design patterns e facilidade de ser extendido, o que mais atrai no Yii são algumas das features mais avançadas que outros frameworks não possuem nativamente, como: sistema de cache em camadas (usando memcached e apc), suporte a web services, internacionalização de verdade, sistema de autenticação/permissão usando RBAC, integração nativa com jQuery, acesso a dados usando DAO, ORM + ActiveRecord (com lazy loading, inclusive), etc. O Yii é baseado em várias ideias do Ruby on Rails e tem geradores de código assim como o RoR, é possível gerar controllers, models, scaffoldings apenas usando linha de comando. Yii tem uma comunidade menor do que o CakePHP, CodeIgniter e Zend, mas está crescendo rapidamente e recebendo muita atenção. Yii oferece um fórum, um projeto hospedado no Google Code e uma seção de documentação com suporte a comentários. Atualmente é o meu framework PHP favorito.

7 – PRADO

Quando passei a usar o PHP em uma escala maior, logo vi a necessidade de adotar um framework, fiz várias pesquisas, testei os mais badalados da época, até me deparar com o PRADO. Agarrei os conceitos muito rapidamente, foi praticamente amor à primeira vista. Demorou cerca de uma semana para chegar em plena produção com o PRADO, e ele me salvou de inúmeras horas de trabalho. No inicio, encontrei no fórum a melhor fonte de informação e apoio quando não encontrava de maneira clara uma solução na sua documentação. A comunidade em torno do PRADO já está bem madura, mas seu ritmo de desenvolvimento sofreu bastante, já que seu criador Qiang Xue passou a dedicar-se exclusivamente ao Yii framework. A versão atual do PRADO é a 3.1.10.

wbraganca.com | Dicas e Recursos para Desenvolvedores Web

via Top Frameworks PHP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *